( O primeiro texto de Hamlet ,de Shakespeare, impresso em ïn quarto, isto é uma folha dividida em
quatro partes para a impressão, ano 1603)
De :William Shakespeare
Tradução : José O'Shea
Direção : Carmen Fossari
Direção : Carmen Fossari
- GRUPO PESQUISA TEATRO NOVO -
BRUNO LEITE com o HAMLET
HAMLET in Quarto (a forma como era dobrada a folha a ser impressa do texto,) tradução Professor Dr.José Roberto O'Shea e encenação pelo Grupo Pesquisa Teatro Novo com direção de Carmen Fossari.
Trata-se da primeira montagem no Brasil de HAMLET ( o primeiro de três textos de Hamlet de Shakspeare impresso). Um texto cuja particularidade consiste em mesclar prosa e verso, e por isto ter mais de dois mil versos a menos do que o terceiro e último Hamlet e por isto o mais teatral, pelo dinamismo da ação dramática.
O ritmo e encadeamento das falas e das cenas acaba se constituindo num belo presente teatral ao elenco,dada a excelência deste texto, do ano de 1603.
A primeira montagem brasileira de HAMLET , o primeiro in Quarto, traz á cena uma inusitada montagem . A direção concebeu o espetáculo desde a linguagem derivativa da cultura Oriental a saber: o universo do Teatro Noh e Kabuki(maior influência) e a sonoridade do Taikô.
A opção da linguagem oriental para um texto ocidental, traduz em parte esta necessidade de distanciar a cena para aproximar o foco dramático e por fim dar vazão universalidade da personagem Hamlet.
O contexto cênico de HAMLET construído desde as linhas do teatro e cultura orientais ,contou com um trabalho intenso de preparação corporal do elenco a cargo da Professora Fernanda Manhães, indicada pela Associação Nippo Catarinense.
Antecedeu a montagem, um longo trabalho de pesquisa que somam mais de dois anos e meio , acentuados no último ano com os treinamentos corporais. O trabalho contou ainda com assessoria de Maria Amélia Dickie : Cultura e Arte no Japão, Alice Yumi (Gestualidade, Taiko e Maquiagem )
Os figurinos são uma criação de Dé Beirão, Cenário de Márcio Tessmann e Carmen Fossari que assina a direção já havia dirigido no Chile, uma outra montagem de Hamlet, uma adaptação do terceiro e último texto, inserindo Hamlet no contexto Latino Americano. Além desta montagem,quanto a dramaturgia de William Shakespeare, dirigiu O MERCADO DE VENEZA, e ROMEU E JULIETA, um exercício dramático breve junto a uma Oficina de Teatro que ministrou na Universidade de Cayey em Porto Rico, num evento teatral da Universidade coordenado por Vally Rivera e o Grupo Demos.
Os figurinos são uma criação de Dé Beirão, Cenário de Márcio Tessmann e Carmen Fossari que assina a direção já havia dirigido no Chile, uma outra montagem de Hamlet, uma adaptação do terceiro e último texto, inserindo Hamlet no contexto Latino Americano. Além desta montagem,quanto a dramaturgia de William Shakespeare, dirigiu O MERCADO DE VENEZA, e ROMEU E JULIETA, um exercício dramático breve junto a uma Oficina de Teatro que ministrou na Universidade de Cayey em Porto Rico, num evento teatral da Universidade coordenado por Vally Rivera e o Grupo Demos.
UM POUCO DO PROCESSO, MUITO DE HISTÓRIA!
Por mais de duas décadas, a diretora estudava esporadicamente o Teatro Oriental,tão milenar quanto o Teatro do Ocidente. A leitura minuciosa da tradução de O'Shea diante de todo mito ao entorno de Hamlet, trazendo pela primeira vez em língua portuguesa o Primeiro in Quarto com uma dramaturgia toda focada à ação dramática , suscitou retornar ao Teatro Oriental.
Alguns aspectos da tragédia como as sete mortes presentes na ficção histórica de Shakespeare todas imbricadas na sucessão do Rei da Dinamarca, certamente além de serem frutos da brilhante mente de William, não eram temas aleatórios as “ reais” sucessões monárquicas .
A história política de um Japão do século XVII na luta de conseguir sua unificação ,traz à cena histórica uma guerra civil entre os senhores feudais (futuros daimyos) pela posse de terras .
No ano em que William Shakespeare, imprimia o Fólio de Hamlet in Quarto, ano de 1603,no Oriente tinha início o último Xogunato Tokugawa (Edo Bakufu), uma
Dinastia familiar, militar feudal e que permaneceu no poder até o ano de 1868 e cujo feito mais significativo foi manter a unificação daquele país.
Dinastia familiar, militar feudal e que permaneceu no poder até o ano de 1868 e cujo feito mais significativo foi manter a unificação daquele país.
As mortes e o sangue ao entorno do poder jorraram febrilmente no mundoseja ele vinculado a uma Monarquia ou a um Xogunato. Ou ainda se trouxermos a contemporaneidade aos países e impérios ditos hegemônicos.
A arte faz aflorar esta radiografia da construção e desconstrução do Humano, mas em Shakespeare a visão é sempre mais ampla, atemporal e universal.
Dos seus textos afluem com paixão personagens que embora datados vivem
no país do humano onde a geografia não determina nem exclui .
Fruto desta genialidade do dramaturgo ,ator e diretor William Shakespeare . Suas tragédias historicizadas varam e existem verossímeis em outros tempos e em outras matizes culturais .
Dos seus textos afluem com paixão personagens que embora datados vivem
no país do humano onde a geografia não determina nem exclui .
Fruto desta genialidade do dramaturgo ,ator e diretor William Shakespeare . Suas tragédias historicizadas varam e existem verossímeis em outros tempos e em outras matizes culturais .
Este HAMLET, o primeiro in quarto, mais do que as dúvidas deseja o trono usurpado! Momentos de lucidez, de tormento, desejo de provar a culpa do assassino do pai, sentimento dúbio
por sua mãe a Rainha Gertrede (amor, desejo, raiva), imensurável desejo de vingança, capaz de enlear a mulher que ama , Ofélia e contribuir para sua loucura. Incontrolável, ardiloso, sarcástico,o Príncipe da Dinamarca deseja e muito o poder.
Neste espetáculo inusual, ao fazer uso da linguagem e estética da Dança e Teatro Kabuki e apropriar-se dos recursos daquele teatro como Leques (quarenta e dois leques tamanhos , texturas e cores diversas), Sombrinhas, Taiko, Figurinos , movimento circular , sonoplastia, tudo amalgamado e traduzido em linguagem síntese do Oriente /Ocidente faz com que ao transcorrer da peça o espetáculo vá adquirindo uma dimensão ritualística e profunda
Outro elemento diferenciado é a cena do Metateatro, com a Cia de Teatro que Hamlet contrata, para revelar pelo teatro dentro da peça como o seu tio assassinou seu pai Rei Hamlet.
A Companhia de Teatro dentro do texto um recurso de Metateatro, entra na cena vestida também com roupas do século XVII, mas diferente dos figurinos inspirados no Kabuki, seus figurinos seguem o figurino Ocidental, do período Elizabetano, reafirmando que antes de tudo o teatro é sempre um jogo, mesmo em encenações que buscam a magia estética e a dimensào de uma arte profunda.
HAMLET in Quarto
De :William Shakespeare
Tradução :de José O'Shea
Direção : Carmen Fossari
Tradução :de José O'Shea
Direção : Carmen Fossari
ELENCO:
Bruno Leite : HAMLET,
Bruno Leite : HAMLET,
Ivana Fossari: Gertred
Mariana Lapolli: Ofélia
Sérgio Bessa: Horácio
: Rei Cláudio
Bruno Lapolli: Soldado e Ator da Cia de Atores
Julião Goulart:Fortebraço e Gilderstone
Marcia Cattoi: Primeiro Coveiro, Atriz da Cia de Atores, Cornélio
Edson Abreu: Corambis
Muriel Martins: Atriz Duquesa da Cia de Atores
Nei Perin : Sacerdote , Montano e Capitão da tropa da Noruega de Fortebraço
Lindson Mulhlmann : Laertes
Lisandra Iwersen : Rosencraft
Bruno Floriani: Fantasma do Rei Hamlet e Embaixador Inglês
Roberto Moura :Soldado Vigília
Cleber Bossetti: Voltemar e Cavaleiro Falastrão
Thaiana Volkmann:Cantora Voz e Coro_Atriz , Segundo Coveiro, Sentinela
Maíra Gauerr: Cantora, Voz e Coro-Atriz
Márcio Tessmann : : Ator de Negro ( no Kabuki, aquele que troca cenários em cena aberta e é considerado elemento neutro para a continuidade da cena)
Cenário: Márcio Tessmann e Carmen Fossari
Iluminação: Carmen, Márcio e Luciano Bueno ( quando da primeira temporada Leonardo Nascimento e Irani ,Teatro Pedro Ivo)
Figurino: José Alfredo Beirão
Sonoplastia:Vinícius Nakandakari e Schimadaiko
Preparação Vocal: Teresa Pesenti
Preparação Corporal: Fefi Manhães, Alice Sinzato e Mariana Lapolli
Coreografia e manuseio dos leques: Calufoss
Cartaz : Márcia Cattoi
Fotografia: José Belli, Márcio e Carmen
Maquiagem: Alice Sinzato e O Grupo
Arte final dos impressos : Michele Millis
Assessoria Cultura Oriental: Associação Nippo Catarinense, Alice Sinzato e Maria Amélia Dieckie
Direção Geral :Carmen Lúcia Belli Fossari
Assessoria Cultura Oriental: Associação Nippo Catarinense, Alice Sinzato e Maria Amélia Dieckie
Direção Geral :Carmen Lúcia Belli Fossari
Produção:Pesquisa Teatro Novo
Apoio:DAC. SECULT/UFSC
Apoio:DAC. SECULT/UFSC
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